Contar um pouco dessa jornada na Política de Assistência Social, em São Gonçalo, penso nas muitas contribuições para compreensão do estar em lugar tão importante, enquanto pesquisador extensionista do Grupo PIPAS-UFF desde o ano 2015.

Começo essa caminhada no ano 1999, quando fui inserido na função de educador social no projeto de abordagem de crianças e adolescentes em situação de rua, “Sai da rua, Menino”, com término das atividades em 202001. Já no ano de 2002, participei do projeto social intitulado “Na Rua Não”, que representava a segunda etapa do projeto social “Sai da rua, Menino”, ocasião que fiquei até o final do contrato no ano 2004. No biênio 2003/2004, fui educador social no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), nos polos Itaóca e Vista Alegre, onde permaneci até o ano de 2005.

Simultâneo aos Programas e Projetos Sociais, em 2001, ingressei na Casa de Apoio às adolescentes, na função de Educador Social, até 2005, quando me desliguei da instituição. No ano de 2009, na função de Educador Social, minhas práticas pedagógicas se desenvolveram no Centro de Acolhimento e Cidadania (CAC), onde permaneci até 2019. Posterior ao período nos Acolhimentos Institucionais, os convites aceitos, para as coordenações do Centro POP6 e CDI7 aconteceram seguidamente nos anos 2020 / 2021. No mês de setembro de 2021, na função de Pedagogo, integrei a Equipe Técnica da Secretaria de Asistência Social e, nessa ocasião, ao assinar a coautoria com os pares, do Plano Municipal de Assistência Social (2022 / 2025), que rege a Política de Assistencia no município, aapreende-se deixar um legado que perpassa a Pedagogia Social em toda escrita. 

Cabe ressaltar, que em todo processo de construção do Plano Municipal de Assistencia Social - PMAS, a prioridade em traçar metas importantes era evidente, e pode-se destacar que o objetivo primordial era a implementação do Plano Nacional de Educação Permanente ( PNEP) do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), no âmbito municipal.

Vale lembrar, que esse propósito era uníssono no pensamento da equipe técnica, composta também pelas Assistentes Sociais Juliana Casal e Mariana Calegario, o que resultou na proposta e posterior criação do Núcleo Municipal de Educação Permanente (NUMEP/SUAS). Nessa perspectiva, a finalidade precípua é de não servir apenas, para cumprimento de rxigências estabelecidas em convênios, entre Estado e Município, mas para completude e finalidade dessa política voltada para Processos Formativos dostrabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) embasados na Pedagogia Social. 


jacym34@gmail.com 

21988796420

@jacyedusocial (instagran)

Professor Jacy ( face)

Curso de Educadores Sociais 




Deixe seu Comentário


Rozana Ferreira - 03/03/2023 20h12
Boa noite. Te conheci no curso Educador Social em 2016, e foi aí que descobri que não foi quem escolhi o serviço social mas ele quem me escolheu. Com o pouquinho que convivi com a equipe nufucoo aprendi admirar é respeitar, amar cada dia mais o já fazia sem saber que era uma profissão que com certeza foi escolhida por Deus. Só tenho que agradecer a toda a equipe que te acompanhar Professor Jacy.