O final de ano é uma época significativa para a maioria das pessoas. É sinônimo de felicidade para muita gente. É tempo de reencontrar amigos, reunir a família e celebrar a vida, mas essa não é uma regra.
Para algumas pessoas, a aproximação das festividades costuma ser um momento delicado. Quem passou por uma perda significativa, recentemente ou não, pode se sentir mais melancólico e solitário. A dor da ausência se torna clara e o desejo de ter a companhia daquele que partiu, aumenta.
Há uma expressão inglesa que define esse sentimento: Holiday blues. É a tristeza que aparece em datas comemorativas, como festas de fim de ano e aniversários. Eventos como esses geralmente vem acompanhados de uma grande lista de afazeres e muita interatividade social. Para quem se encontra mais introspectivo, ter de encarar essas situações pode ser altamente estressante e até impactar quem sofre com quadros de depressão ou ansiedade.
O luto nas festas de fim de ano
É importante deixar claro que o luto é uma fase sensível e que a pessoa enlutada pode simplesmente não se sentir confortável em participar de festas ou reuniões em família.
Esse é o caso das festas de fim de ano. Embora tradicionalmente comemoradas com reuniões festivas, é importante entender que comemorar a data não é uma obrigação e que não há problemas em passá-las sem eventos. Faça sempre e somente aquilo que sinta confortável de fazer.
Porém, talvez essa seja a oportunidade de ter alguns momentos um pouco mais leves, em companhia de pessoas que, embora conheçam o momento pelo qual se passa, estão ali para apoiar e tentar ajudar de alguma forma. Compreensão e apoio em momentos de luto nunca são demais.
Respeite os seus limites
Permita-se inovar
Não se isole
Recorde momentos especiais
O luto faz parte da vida
Rosemary fructuoso
Cópia Blog Cogo