A empatia, ou seja, a capacidade de sentir a dor do outro, é algo tipicamente humano. Apesar disso, nem todos praticam a capacidade de ser empático, já que muitas vezes é difícil compreender as atitudes e formas de ver a vida do outro, sem julgamentos e preconceitos.

Saber ser empático é essencial para que qualquer relação funcione, seja ela profissional, familiar ou de amizade. Porém, em um mundo cada vez mais individualista, é fácil perdermos essa ligação e acabarmos tendo dificuldades para resolver conflitos e até nos sentirmos mais felizes.

Quando falamos sobre a perda de um ente querido e a dor do luto, saber sentir a dor do outro é ainda mais importante. Afinal, somente assim conseguiremos prestar um apoio adequado. 

Uma pessoa empática é aquela que consegue lidar com a dor alheia, deixando o egocentrismo de lado, e compreendendo o ponto de vista do outro, com generosidade e tolerância.

Muitas vezes, mais importante do que dizer palavras “mecânicas” é oferecer o seu apoio, dando um abraço sincero e se colocando à disposição para ouvir ou ajudar no que for preciso. É essencial demonstrar empatia, compreensão e sensibilidade com o sofrimento alheio.

Abrace quem está sofrendo e demonstre que você pode e irá apoiá-lo no que for necessário. Isso é um gesto extremamente bonito e certamente fará diferença para quem está vivenciando a dor da perda.

Créditos: cemitério sem mistério 2023 (31) 3213-0500 MG